15/03/2008

Transitando pelo Estresse

Não dá mais.
Revoltei-me ontem. Impossível se locomover numa cidade que você demorar de 30 a 40 minutos para percorrer 100 metros. Isso se traduziaria a uma velocidade alucinante de 200m/h. Uhuoooooooooooooo que adrenalina. Uma lesma conversando com uma tartaruga diria:

- Que entediante essas vias paulistas, né?
- Né!!!! Daria meia hora de vantagem para eles numa corrida. Responderia a tartaruga perplexa.
E eu bobo que não sou, não apostaria.

Vai outro fato: Se os 6 milhões de veículos emplacados na cidade de São Paulo formassem uma linha imaginária, poderiamos percorrer com os olhos o Oceano atlântico, atravessar a Áfria, a Ásia e passar do Japão. Se não fosse castrastrófico seria grandioso. E se não bastasse, são emplacados diariamente 800 carros. Seriam aproximadamente 300 mil carros por ano. É assustador.

Medidas como o rodízio e incentivo a utilização dos transportes públicos (piada né?) não são nem de longe a solução do problema. Estuda-se então, a restrição de dois dias no rodízio. Será que isso diminuíria o número de carros, é alguma mágica? Capaz de que como os paulistanos são preguiçosos e "malandros" comprariam outro carro só pra fugir do rodízio.

Outra idéia em pauta é criação de pedágios nas principais vias e com a arrecadação se investiria no metrô (com que inteção a CPMF foi criada? Qual foi sua real utilização? O que fazem com o dinheiro do IPVA? ). Concordo com idéia, desde que esse dinheiro seja investido realmente no metrô, mas ai "é que são elas". Interesses próprios prejudicam interesses coletivos.

Outra coisa notável é inutilidade que os bancos de passageiros ganham em São Paulo. Carros com lotações máximas de uma pessoa. Vejam só, 2 carros transportariam o que hoje normalmente 10 carros transportam.

Eu que estou tirando minha carta repensei bem e acabei comprando uma bicicleta. Então no dia em que a "terra" parar eu passarei rindo pelos rostos estressados.

4 comentários:

Unknown disse...

eh esse desespero toma conta de todos aqueles que de forma pacional ou não dependem do sistema publico de transporte, publico e não gratuito e nem um pouco barato pelo sua eficiencia, se um onibus custasse 5 reais e todos aqueles que o utilizasem saisem satisfeitos seria o transprote publico mais barato, masi os 2,30 que pagamso para utiliza-los é mais caro que os 5 reais.


fui valeu!

Samantha Abreu disse...

ah, ótimo texto.

Juliana Campos disse...

Além da questão dos grandes engarrafamentos entra ai tb a questão ambiental, o grande volume de gás carbônico emitido por esses veículos é absurdo!
Muito esperto a idéia da bicicleta e 100% ecológica!

Texto muiito bom ;)

Monalisa Marques disse...

Ah, isso é uma merdinha de elefante. E a manada já passou aqui pelo Rio também: outro dia demorei três horas pra voltar da faculdade, mais que o triplo do tempo normal.

Ah, eu quero uma bicicleta, sim. E quero morar ao lado de tudo nesse mundo, pra não precisar usar as ruas esburacadas e lotadas.