28/05/2008

O homem é o lobo do homem

Dois filmes e a mesma reflexão: quais são os verdadeiros valores humanos? Do que o seres humanos são capazes?


Um dos filmes, é daqueles que você só conseguirá assistir em uma madrugada imprevista. Daqueles filmes que você nunca ouviu falar e que provavelmente não estão no catálogo das locadoras, chama-se Extermínio.


A história não é nada inovadora: macacos contaminados entram em contato com os seres humanos e espalham um vírus mortal, que não mata o ser humano de início, mas o transforma em uma espécie de zumbi, bem a là Eu sou a lenda e Residente Evil.
Porém, o que me chamou a atenção nesse filme não foram as cenas de lutas e ou a busca desesperada e incessante pela cura (o que nesse filme nem chega a acontecer), mas sim a falta de caráter e valores mostrado pelas personagens em determinada parte do filme, principalmente quando se aproxima do desfecho final.


Quando um grupo de 2 mulheres e 1 homem encontram uma base do exercíto percebem que não estão tão seguros quanto imaginaram a principio. Egoísmo, falta de senso humano e uma espécie de "canibalismo" tomam conta do ambiente. O comandante do grupo diz em certo momento: "Que futuro terão 10 homens aqui? Nenhum, nossa única esperança são as mulheres; prometi isso a meus homens." Depois disso princípia uma discussão onde um dos soldados, chamado de "filósofo" pelos outros, diz: "Estamos nos matando ao invés de nos ajudarmos, essa situação está fora de controle, fora do normal". O comandante retruca: "Nós nos matamos desde que existimos, nos matávamos a 4 semanas, quando não havia o vírus, nos matamos agora e tudo está como antes, normal." E ai está a chave da minha reflexão.


Agora o outro filme.


No blog que escrevo juntamente com outros amigos sobre filmes, já fiz um cometário sobre este filme. Chama-se Dogville.

Uma cidade pequena e esquecida recebe a visita de uma garota foragida. Aproveitando a necessidade que a moça tem em ficar escondida, todos tiram proveito do serviços "que não precisam ser feitos" que a moça se disponhe a fazer.


Mas ao passar do tempo esses serviços viram uma obrigação e as pessoas começam a exigir mais e mais de Grace (esse é o nome da garota). Ela se torna escrava dessas "humildes" pessoas que dizem que precisam compensar o risco de manté-la refugiada na cidade.

Desenrola-se então, estupros, mentiras, ameaças, arrogância e todos esse e outros defeitos já consagradamente humanos. Com um final apoteótico o filme faz uma crítica ácida aos valores camuflados dos seres humanos.


Daí surgiu minha reflexão: A alma humana desnuda, com suas maldades, com suas atitudes anti-éticas, traria uma repugnação geral? O ser humano conseguiria viver com a verdade absoluta? Suportariam as fraquezas dos outros?


Dúvido muito, esse mundo de mentira extracorporal é uma bolha de proteção, porém, da qual não nos privamos do julgamento de nossa própria conciência. Afinal, quem conhece nossas depravações e defeitos melhor que nós mesmos? Vivemos então de mentiras e hipocrisias realçadas quando apontamos os defeitos dos outros, quando na verdade então mais presentes em nos mesmo do que em um terceiro.

Você sempre soube disso, só não falou a verdade a si mesmo.

6 comentários:

teca disse...

O homem, em sua natureza, é bom ou mau?!?!?!? rsrs


Muito bom seu texto hein! :o)



beeeeeijo

Unknown disse...

Estar em contato com a alma humana em qualquer estancia que se destine é sempre um choque, muitas vezes nem nós mesmos nos conhecemos ou sabemos do que realmente somos capazes. No entanto, como historadora que sou, pois assim me considero, é interessante ver através da história com o homem que parece ser frágil pode ser um mutante, pode não é, e mudar, transformar e ainda destruir tudo o que controe.
Acredito que deveriamos pensar se o egoismo é intrinsceco a nos, ou com o advento da modernidade com o captalismo adquirimos esse estranho habito de pensar em apenas nós mesmos, outra reflexão é, o que para nós significa as coisas da vida o quanto o OUTRO significa para nós... Serpa que damos a devida importancia as coisas ou simplemsmente as julgamos sem ao menos dar-nos ao trabalho de analisar e pensar sobre determinados assuntos??

Will parabéns, adorei o texto!!

Unknown disse...

Vou aceitar a indicação sua e ver o filme !!


me deu vontade de sentir o que vc sentiu!


abs

voltei

disse...

É bem isso mesmo. Sem maniqueísmos, mas esse papo de que deus descerá e acabará com o mundo... acho que ele não precisará se dar ao trabalho, nós estamos fazendo isso mto bem. rs.

Bjs, mocinho.

Luara Quaresma disse...

O mundo ta todo errado, só queria saber se faço parte desse erro!
Tanta coisa que dexamos assim...


Então, ja disse que fiquei boba com seus comentarios? Me fez bem, até porque nao acho que escreva tao bem a ponto de que meus amontoados de palavras possam dispertar algo em alguem (:
grata!

E voce é muito bem vindo!
Te linkei tb :*

Juliana Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.