30/06/2008

Qual a sua mesmice?

Estava escrevendo descrições para um projeto daqui do trabalho. E notei que mesmo escrevendo textos alheios uns aos outros, eles começavam a ficar todos meio iguais.


Começava com os adjetivos, logo depois eu colocava o nome do produto que eu estava falando e a conclusão. Comecei a achar os textos bem chatos. Apesar de bem diferentes entre si no conteúdo, estruturalmente eram iguais.


Pensei: "Pwwww vou escrever um texto particular pra ver se tenho um surto fantástico de criatividade". Fiquei chocado. Acabei achando meus texto todos iguais. Percorria os mais diversos tipos: crônicas, contos, dissertações, poemas, desabafos, cambalachos, etc.. Diferenciavam-se apenas pela a ausência ou não de rimas. Droga! Senti-me repetitivo.


Mas olhando por outro lado tudo é repetitivo. Até o mais genial poeta é ciclico. Ler Caieiro, por exemplo, é ler a mesma coisa dita de várias formas diferentes (Aos apaixonados por Caieiro: só o usei como exemplo, acho magnífica sua poesia). O texto de esporte só troca o nome do jogador e a data. O filme tem o galã, o vilão, o romance e final feliz. Então sem crise! vou continua na mesmice descontínua que meu cérebro quer.


Eu acho que na verdade essa repetição é fruto de uma incapacidade que adquiri ao longo dos pensamentos de não conseguir dizer o que penso, o que sinto, o que imagino ou até mesmo o que não sei. Essa incapacidade é resultado de uma merda que se chama: senso crítico.


Seria tão mais fácil achar as coisas boas, assistir o jornal e falar "puxaaaaa!!!" ou decorar inconscientemente aqueles bordões cheio de irregularidades linguísticas. As pessoas perecem tão mais felizes. Seria tão mais vantajoso conseguir ouvir aquela música idiota. As pessoas realmente parecem gostar dela.


Acho que vou continuar na minha mesmice mesmo...cada um tem a sua mesmo!!! Prefiro a minha!

E qual a sua mesmice?

2 comentários:

Luara Quaresma disse...

A minha mesmice creio que seja o fracasso. E quanto a isso, nada é relativo.
Admito que muitas vezes me preocupei em como escrever, a verdade é que cansei de dizer as mesmas coisas só que com outras palavras. Então, escrevo as mesmas coisas com outras palavras, as pessoas entendem as mesmas coisas. Ou não. Preciso me afirmar. Enfim...


Voce pode se sentir lisongeado sim, tenho poucas pretensões, mas fazer vc saber o quanto tem talento esta nas minhas metas *:
Sua mesmice foge de todo marasmo que encontro em paragrafos alheios jogados por ai. Principalmente nos meus.

Frio é sempre melhor o/

teca disse...

Putz sofremos do msm mal, já te disse isso zilhões de vezes!

minha mesmice é qrer ser diferente, mas no fim acabo sempre igual.. (foi profundo isso heein rsrs)!


beeeeijo*


ps: acabar um texto com "foi tudo um sonho" é o jeito mais fácil de terminar uma história qnd vc não sabe mais o q escrever ahushuasa!