02/07/2008

Cotas: rotas idiotas

Graça a má qualidade no ensino, alunos da rede pública acabam ficando para trás na corrida pelas disputadíssimas vagas em universidades públicas do país.

Há na câmara um projeto de lei que visa "acabar" com essa desigualdade. A idéia é destinar 50% das vagas das universidades públicas à quem a vida toda não estou em colégio particular. É uma proposta de "solução" evidentemente paliativa, visto que tentará suprir os 11 anos de ensino extremamente ruins, em 4 numa faculdade prestigiada.

Ainda há outro agravante: existem muitos alunos que estudam em colégios públicos, mas têm plenas de condições para estudar em um particular, e futuramente, teriam condições de pagar uma faculdade. Esses, se um dia vierem a passar no vestibular, estariam tirando a vaga de quem não tem condições de pagar uma universidade.


O projeto provavelmente ainda será modificado. Prevê-se que ao invês de ser exclusivamente para quem estudou em colégio público, ele seria destinado à quem tem baixa renda, englobando assim quem realmente tem necessidade.


Porém, algo há de ser ressaltado. O projeto tem um lado positivo ao incluir essas pessoas à uma faculdade de ponta, mas tem lado negativo: ele não prepara a pessoa para o vestibular, muito menos para a vida.


Não me dê o peixe, eu quero pescar!

2 comentários:

teca disse...

Na verdade seria uma solução a curto prazo. A educação no Brasil precisa de uma reforma ugentissima, oq levaria anos... dar cotas nas universidades é oq se pode fazer de mais rápido. Porém, como esse é o Brasil, uma com ctz as cotas vão permanecer por mto tempo e enquanto isso neguinho da 5ª série mal sabe ler!


viva o brasil!

Luara Quaresma disse...

No minimo desafiador. Eu, escrever algo para outro blog, que nao seja meu amontoado de perturbações. Acho que consigo (:

Pra quando? *-*