03/07/2008

Greve dos professores!

No Japão, a segunda profissão mais importante é a de professor (se não me engano, porque faz muito tempo já que ouvi isso), só perde para o 1º ministro.

No Brasil, ser professor é "passar fome", é apanhar e ser ameaçado de morte por querer dar aula.

Talvez por isso, o Brasil seja só 12º economia do mundo e o Japão, mesmo com um território pequeno, montanhoso (cerca de 80% do país) e com poucos recursos naturais, é a 2ª .
Muito dirão "Ahhh os Japoneses são espertos de nascimento, é genético." Peguemos então o exemplos dos Judeus.

Se fosse feito o IDH dos judeus no Brasil, ele seria superior ao da Noruega (melhor IDH do mundo). Outros diriam: "Mas o judeus são ricos, fica mais fácil assim?" Muitos são ricos sim, é verdade, mas se lembrarmos que eles vieram para o Brasil por causa dos horrores da guerra e em busca de oportunidades, já se descarta a possibilidade de "Já são ricos". Chegaram ao Brasil pobres e sem conhecer o idioma. Não é ser convertendo ao judaísmo que você vai fica esperto, é?

A questão é outra. Cerca de 67% dos judeus no Brasil com mais de 25 anos, cursaram ou estão cursundo faculdade. Mais uma vez a educação.

Dai eu me pergunto. Como que um país quer alcançar índices de um país desenvolvido, se o governo do principal estado nacional em nota oficial diz: "[secretaria de educação] é totalmente contra uma greve corporativista organizada por um sindicato, a Apeoesp, que não tem pensando nos alunos, na melhoria da qualidade do ensino na rede estadual paulista".

Talvez a qualidade de ensino não passe por um professor motivado, talvez a progressão continuada seja a melhor forma de pensar no aluno, talvez um aumento salárial abaixo da inflação seja suficiente para "acalmar" uma classe que dá aula, não pelo salário de merda que lhes é oferecido e sim porque escolheram tentar melhorar o país!

Salário justo é o mínimo que deve ser feito para a profissional que ensina o país.

Devidamente corrigido! Obrigado Mah S2!!!!

4 comentários:

[P] disse...

Sabe o que é pior? Quando pessoas que escolheram dar aula por opção, por amor à coisa toda, pessoas que querem fazer algo diferente além do tradicional, esbarram nas barreiras veladas ou na má vontade declarada dos que são adeptos do cruzar de braços.

É visível o teu apreço pela profissão, sabia? :)

=***

Ah! Gostei do visual novo daqui...

teca disse...

Adorei a sua definição do amor!
mto bom, mto bom!

=)


beeeeeeijo

Luara Quaresma disse...

Você é um talento :D

Ei, meu msn pra gente combinar; luly_elite@hotmail.com *:

teca disse...

gostei do blog assim!
fiko melhor q cinza! =D



beeeijo